
O levantamento, da organização Campaign for Museums, também concluiu que a modelo Kate Moss e o tocador de arquivos musicais iPod deveriam, no futuro, ser colocados em um museu para representar os tempos atuais.
A pesquisa, que ouviu 1,4 mil pessoas, foi feita para marcar o Mês dos Museus na Grã-Bretanha.
Em segundo lugar na lista dos ícones que deveriam ser 'ressuscitados' ficou a rainha Elizabeth 1ª, que comandou o poderoso Império Britânico no século 16, seguida por um dos principais artistas do seu tempo – o dramaturgo de Stratford-upon-Avon William Shakespeare.
O levantamento mostrou que os britânicos gostariam de tirar do passado objetos como os ônibus Routemaster – ao estilo antigo, vermelhos e com entrada por trás –, os trens a vapor e a caneta-tinteiro.
Kate Moss e iPod
A pesquisa também quis saber que pessoas e objetos de 2007 os britânicos colocariam em um museu como ícones deste tempo.
Para os britânicos, o iPod é o objeto que mais simboliza o espírito de 2007, em uma lista que inclui os blogs, o vídeo-game Nintendo Wii, os carros flexi, o botox e o leitor portátil de emails Blackberry.
Já a modelo Kate Moss liderou a lista das personalidades que deveriam ser lembradas no futuro como o retrato de nossa época. Depois dela veio o ex-presidente sul-africano e líder da era pós-Apartheid, Nelson Mandela.
A cantora australiana Kylie Minogue e o ex-presidente Al Gore, autor de um documentário sobre os riscos do aquecimento global, ficaram na 6ª e na 9ª posição do mesmo levantamento.
O presidente da Campaign for Museums, que apóia e promove museus e galerias britânicos, disse: "Os resultados da pesquisa mostram como nos percebemos e como gostaríamos de ser lembrados no futuro".
"Agora, se Kate Moss poderá ser comparada a Leonardo da Vinci, temos de esperar para ver!"
Fonte: BBC
Nenhum comentário:
Postar um comentário