
Simonyi, um engenheiro de programas para computador americano nascido na Hungria, pagou US$ 25 milhões pela viagem e estadia de dez dias na EEI.
O bilionário é o quinto turista a pagar por uma viagem pelo espaço.
Em sua viagem de dois dias da base de Baikonur até a EEI, Simonyi foi acompanhado de dois tripulantes russos da Soyuz - Fyodor Yurchikin e Oleg Kotov.
Experiência
Simonyi voltou à Terra com o russo Mikhail Tyurin e o astronauta americano Miguel Lopez-Alegria, que estavam na EEI desde setembro.
Outra astronauta americana, Sunita Williams, ficou na EEI com os dois tripulantes que acompanharam o bilionário.
Simonyi, que conseguiu sua fortuna desenvolvendo programas como o Microsoft Word e o Microsoft Excel, é a 450ª pessoa a entrar em órbita em toda a história das viagens espaciais e, segundo ele mesmo, "o primeiro nerd no espaço".
Na bagagem do bilionário estava uma refeição mais sofisticada do que as dos astronautas comuns, codorna marinada em vinho e peito de pato, selecionados pela guru de estilo e apresentadora americana Martha Stewart, que é amiga de Simonyi.
Enquanto permaneceu na EEI, Simonyi realizou uma série de experiências incluindo medir a quantidade de radiação a que foi exposto durante a permanência na estação.
O objetivo é ajudar a gerar um mapa preciso da radiação no ambiente da nave.
Simonyi começou o treinamento para viagem há seis meses no Centro de Treinamento de Cosmonautas Yuri Gagarin, na Cidade das Estrelas, Rússia; e no Cosmódromo de Baikonur, no Cazaquistão.
Em 2001, o empresário americano Dennis Tito se tornou o primeiro turista a ir ao espaço. Ele foi seguido do sul-africano Mark Shuttleworth, em 2002, e do americano Greg Olsen, em 2005.
Uma empresária americana de origem iraniana, Anousheh Ansari, foi a primeira mulher nessa condição, e viajou em 2006.BBC
Nenhum comentário:
Postar um comentário